Projeto Político Pedagógico-PPP




E.M.E.I – MARIA RAIMUNDA DOS ANJOS










PROJETO POLITICO PEDAGÓGIVO – PPP
EMEI – MARIA RAIMUNDA DOS ANJOS
RUA PADRE MEDEIROS, N° 33 – JUVÊNCIO SANTANA – JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ
2012
















2012

PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O NIVEL INFANTIL












EMEI – MARIA RAIMUNDA DOS ANJOS
RUA PADRE MEDEIROS, N° 33 JUVÊNCIO SANTANA – JUAZEIRO DO NORTE - CE























APRESENTAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA E.M.E.I.



A fundação da Creche Maria Raimunda dos Anjos, ocorreu na Administração do Prefeito Carlos Alberto da Cruz, como Presidente da Câmara Municipal, Sr. Raimundo Cabral Sales, como apoio Administrativo Deputado Federal Dr. Mauro Sampaio, Deputados Estaduais: Dr. Raimundo Antônio de Macedo e Dr. Manoel Salviano Sobrinho.
A Creche Maria Raimunda dos Anjos está situada na Rua Padre Medeiros nº33 no Bairro Juvêncio Santana, Juazeiro do Norte – CE, fez parte da secretaria de ação social e foi inaugurada com 03 salas de aulas, 02 banheiros para crianças, uma cantina, um deposito para merenda escolar, um auditório aberto e um muro baixo por trás da creche.
Neste período ela funcionava apenas um expediente no horário de 07:00 hs ás11:00 hs.
No ano de 1997 passou a funcionar em dois expedientes, sendo o primeiro de 07:00 hs ás 11:00hs e o segundo de 13:00hs ás 17:00hs. No ano de 2006 a Creche se desligou da secretaria de ação social e passou a fazer parte da secretaria de educação, que modificou sua natureza para E.M.E.I., escola municipal de educação infantil. Em 2007, uma reforma foi feita na administração do prefeito Raimundo Antônio de Macedo onde foi concluído o muro da escola e modernizou o referido estabelecimento com materiais permanentes, tais como: Televisão, DVD, Bebedouro, Armários fechados e Jogos Pedagógicos. Em 2009, na administração do Prefeito Manoel Raimundo de Santana Neto, nova reforma foi feita; construiu-se uma sala de direção, um deposito para guarda de material didático e pedagógico e um banheiro para os funcionários, nesse período a escola passou a receber o dinheiro do P.D.D.E.
O corpo de funcionários da E.M.E.I. é composto por: Uma Diretora Administrativa, uma Coordenadora Pedagógica, uma auxiliar de secretaria, 09 Professores e 02 A.S.G., auxiliar de serviços gerais, duas merendeiras, uma merendeira readaptada e três vigias. Os funcionários se identificam com a educação infantil tendo em vista o bem estar das crianças ajudando a melhorar o atendimento da educação na escola.
A E.M.E.I -Maria Raimunda dos Anjos, na busca por uma educação de qualidade, integrada, incorpora brincadeiras educativas e cuidados essenciais com as crianças e nossa preocupação e nosso compromisso é fiel com o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos.

















    1. MISSÃO

Formar crianças que sejam capazes de reconhecer e desenvolver sua autonomia,suas capacidades de aprendizagem, brincando com outras crianças e garantir que tenham um desenvolvimento integral respeitando sua cultura e vivência em família.


    1. CLIENTELA

Formada por família de baixa renda, imigrantes de outras cidades que aqui chegando procuram trabalhos e fixam residência matriculando seus filhos na unidade infantil, a qual atende famílias de baixa renda e adjacências.


DADOS SOBRE APRENDIZAGEM


Desenvolvimento, um trabalho de qualidade de maneira eficaz, segura e responsável buscando o crescimento da criança em todos os sentidos: físico, psicológico, motor, sensor e principalmente lúdico.


RELAÇÃO COM AS FAMILIAS


Participação das mesmas em reunião, eventos, projetos buscando a socialização e interação de forma espontânea e participativa.


















ELABORADORES: CORPO DOCENTE E COMUNIDADE


Maria Devalda Santana Reinaldo
Habilitação; 3º grau + Pós Graduada em Gestão Escolar.
Concurso + Portaria
Função: Diretora Administrativa
Turno: Manhã e Tarde


Socorro Maria Rocha Maia Sampaio
Habilitação: 3º grau + Pós Graduada em Educação Jovens e Adultos
Concurso + Portaria
Função: Coordenadora Pedagógica
Turno: Manhã e Tarde


Cristiane Pereira Teixeira
Habilitação: 2º grau
EAB
Função: Auxiliar de Secretaria
Turno: Manhã e Tarde


Simone Valeska de M. Bezerra de Morais
Habilitação: 3ºgrau + Pós Graduada
E.A.B.
Função; Agente Administrativa
Turno: Manhã e Tarde


Maria Francineide M. França
Habilitação: Teologia e Cursando Pedagogia
Concurso
Função: Professora
Turno: manhã e tarde


Lúcia Maria da Silva Alvino
Habilitação: Teologia e Cursando Pedagogia
Concurso + Direito Adquirido
Função: Professora
Turno: Manhã e Tarde






Maria Rosário Araújo Lacerda
Habilitação: Geografia + Pós Graduada
Concurso
Função: Professora
Turno: Manhã


Maria do Socorro Gomes
Habilitação: Historia + Pós Graduada
Concurso
Função: Professora
Turno: Tarde


Cicera Freire de Farias
Habilitação: Educação Física
Concurso
Função: Professora
Turno: Manhã

Maria Ducélia Marcos de Sousa
Habilitação: Ensino Fundamental + Pós Graduada
Instável
Função: Professora
Turno: Manha e Tarde

Cicera Aurileide Calou Leite
Habilitação: pedagogia + Pós Graduada
Concurso
Função: Professora
Turno: Manha e Tarde

Edilene Faustino Ribeiro
Habilitação: Teologia + Pós Graduada
Concurso
Função: Professora
Turno: Manhã e Tarde


Ana Cristina do Nascimento
Habilitação: Magistério
E.A.B.
Função: Auxiliar de Professora
Turno: Manhã e Tarde





Francilene Timóteo Gomes
Habilitação; Magistério
E.A.B.
Função: Auxiliar de Professora
Turno: Manhã e Tarde


Maria Margarida Guedes Laurindo
Habilitação: 2º grau
Concursada
Função: Merendeira
Turno: Manhã e Tarde


Margarida Rosa da Silva
Habilitação: Fundamental II
Concursada
Função: Readaptada
Turno: Manhã e Tarde


Francisca Maria de Jesus
Habilitação: Fundamental II
E.A.B.
Função: Merendeira
Turno: Manhã e Tarde


Luciano Oliveira Lobo
Habilitação: 2º grau
Concursado
Função: A.S.G
Turno: Manhã e Tarde


Maria Ângela do Nascimento
Habilitação: Fundamental II
E.A.B.
Função: A.S.G.
Turno: Manhã e Tarde


Antônio Nogueira Pinheiro
Habilitação: Fundamental II
E.A.B.
Função: Vigia Diurno
Turno: Manhã e Tarde



Edval Teles
Habilitação: Fundamental II
E.A.B.
Função: Vigia Noturno
Turno: 22:00hs ás 06:00hs


Eder Alcântara Gomes
Habilitação: Cursando 3° Grau
E.A.B.
Função: Vigia Noturno
Turno: 22:00hs ás 06:00hs








































SUMÁRIO


-Identificação

-Diagnóstico

-Justificativa

-Objetivos Gerais

-Objetivos Específicos

-Metas

-Estratégias

-Meios

-Calendário Escolar

-Avaliação

-Plano de C ursos

























IDENTIFICAÇÃO

EMEI – MARIA RAIMUNDA DOS ANJOS
RUA PADRE MEDEIROS, N° 33 JUVÊNCIO SANTANA – JUAZEIRO DO NORTE - CE





Uma escola pública localizada na zona urbana de Juazeiro do Norte- CE, em uma comunidade de baixa renda que atende filhos de famílias de trabalhadores autônomos, mães solteiras, empregados domésticos, sem emprego fixo de baixa escolaridade
Este projeto pretende ser elemento norteador de ações voltadas para contribuir efetivamente de forma integral e integrada ao processo de desenvolvimento das crianças atendidas na E.M.E.I -Maria Raimunda dos Anjos.
Nesta perspectiva, foram traçadas,diretrizes de cunho inteiramente pedagógico que define os princípios, as finalidades, as intenções e os objetivos da educação infantil, construindo coletivamente por coordenadores, professores, pais, funcionários e representes da comunidade, construindo-se um instrumento valioso na organização do trabalho pedagógico contendo orientações didáticas que serão desenvolvidas através de atividades, educação que incorporem os cuidados essenciais ás crianças, visando seu pleno desenvolvimento na construção de sua identidade e autonomia.
























NUMEROS DE ALUNOS



Turno Matutino:


Infantil II A-18 alunos
Infantil III A-20 alunos
Infantil IVA-16 alunos
Infantil V A-19 alunos


Turno Vespertino:

Infantil II B- 20 alunos
Infantil III B-20 alunos
Infantil IV B-25 alunos
Infantil V B-33 alunos


Total de Alunos: 133



Obs: Total de alunos sujeito a alterações


Turno matutino:

Infantil II – 01 Professor e 01 Funcionário
Infantil III – 01 Professor e 01 Funcionário
Infantil IV– 01 Professor e 01 Funcionário
Infantil V- 01 Professor e 01 Funcionário


Obs: O Infantil V tem um funcionário por ter uma criança especial em sala.

Turno Vespertino:

Infantil II -01 Professor e 01 Funcionário
Infantil III-01 Professor e 01 Funcionário
Infantil IV-01 Professor e 01 Funcionário
Infantil V -01 Professor e 01 Funcionário













Diagnóstico






A E.M.E.I Maria Raimunda dos Anjos, localizada a Rua: Padre Medeiros nº33 –Juvêncio Santana, ligada a Secretaria de Educação, está distribuída da seguinte forma: 01 pátio interno, 03 banheiros, 01 cantina,01 deposito para a guarda de alimentos,01 deposito para guarda material didático e limpeza, 01 sala de direção,04 salas de aulas que funcionam 07 turmas, sendo dois turnos: infantil II, infantil III,infantil IV,e infantil V e 01 auditório adaptado á sala de aula.
































justificativa



por que vai fazer


Considerando que todas as EMEI’S estão funcionando de acordo com os parâmetros curriculares da educação, assegurada pela constituição federal, no artigo 21 da l.d.b a educação básica é formada pela educação infantil, fundamental e ensino médio. educação infantil, por sua vez, as crianças precisam encontrar-se em sua face de vida em que dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência, precisam, portanto, ser cuidadas e educadas o que implicara: ser auxiliada nas atividades que não puderam realizar sozinhas, ser atendidas em suas necessidades básicas, físicas e psicológica e ter atenção especial por parte do adulto em momentos peculiares de suas vidas. A E.M.E.I. Maria Raimunda dos Anjos na busca por uma educação de qualidades integrada incorpora as brincadeiras educativas, os cuidados essenciais com as crianças. o projeto pretende apontar muita das qualidades que contribui para que as crianças tenham desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos,cujos direitos a infância são reconhecidos e visa também contribuir para possam realizar na instituição. o objetivo socializador desta etapa educacional, em ambiente que proporcionam o acesso e a ampliação pelas crianças, dos conhecimentos da realidade sócios cultural.
Nesse sentido a EMEI, vem buscar junto a Secretaria de Educação recursos para desenvolver um trabalho participativo e democrático com as famílias e a comunidade.



























Objetivo Geral





Articular a participação das famílias e comunidade local no processo de ensino aprendizagem visando o envolvimento integral dos mesmos no desenvolvimento biópico-social e cognitivo das crianças matriculadas na EMEI Maria Raimunda dos Anjos, diferenciando os níveis de desenvolvimento e ritmo de aprendizagem dos educadores e ao mesmo tempo estimulando a um crescimento saudável e participativa




































Objetivos Específicos



.* Proporcionar condições para o desenvolvimento de gestão participativa, democrática e criativa.

*Valorização da criança na sua realidade sócio-cultural.

*Construir um projeto político pedagógico á partir da realidade da criança integrando o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades que favorecem a construção de uma consciência histórica-crítica.

*Implantar no cotidiano da EMEI uma pratica pedagógica dinâmica e uma pratica avaliativa continua e processual voltada para identificar, diagnosticar e redimensionar a ação educativa.

*Melhorar a qualidade do desenvolvimento dos funcionários da EMEI.

*Promover a valorização artística e cultura da comunidade da EMEI local.






























Metas



*Aumentar o numero de crianças matriculadas na EMEI.

*Firmar parcerias com as secretarias municipais, o ronda do quarteirão, o P.S.F e as faculdades vizinhas.

*Favorecer o acompanhamento psicológico.

*Encaminhar as crianças no ensino fundamental devidamente preparada.

*Estimular a participação dos pais no processo educativo das crianças.

*Melhoramento da estrutura física da EMEI,na ampliação de novas salas de aulas ,sala do professor , e biblioteca.

*Envolvimento da comunidade junto a EMEI.

*Realização e acompanhamento pedagógico.

*Elaborar o P.P.P. de acordo com a realidade da comunidade.

*Estimular a participação da comunidade especialmente dos pais no processo educativo das crianças.

*Articular estratégias que venham a favorecer a criatividade ,brincadeiras e aprendizagem das crianças
.
*Assegurar a permanência das crianças com necessidades especiais adequando a estrutura física da escola


















Meios


Recursos humanos

Professores qualificados com formação em nível superior,em curso de licenciatura ,de graduação plena ou com formação mínima para o exercício do magistério , que se identifique com a educação infantil ,visando o bem estar das crianças, funcionários que gostam de crianças e que no dia a dia nos ajudam a melhorar o atendimento e a educação na escola.



Recursos Materiais

Jogos didáticos, livros de estória infantis, encaixes educativos, reciclagens diversas, estórias com fantoches, bandinha rítmica, carimbos, TV, e DVD.
O valor de R$ 2.826,00 referente ao projeto programa dinheiro direto na escola P.D.D.E. ano 2011 destinados a compra de material desta unidade escolar. o valor total desta verba foi dividido, sendo R$ 2.260,80 destinados a material de custeio R$ 565,20 para material permanente, conforme determinação as normas do P.D.D.E.
Descrição do bem:
*estabilizador
*impressora multifuncional jato de tinta com buclking.






















Calendário escolar 2012




Período: Janeiro de 2012 à Janeiro de 2013

Janeiro:
09 á 27 - Matrículas de crianças novatas
Recesso dos Professores

Fevereiro:
01 á 24 Recesso dos Professores
27 á 02 Semana Pedagógica

Março:
05 início das aulas
19 Feriado de são José
24 Feriado padre Cícero
30 Reunião de Pais e Mestres

Abril:
05 Recesso Letivo
06 Sexta Feira da Paixão
08 Páscoa
13 Planejamento
21 Tiradentes


Maio:
01 Feriado do Trabalho
04 Planejamento
11 Comemoração Dia das Mães

Junho:
01 Planejamento
07 Corpos Christi
22 Comemoração do São João das Crianças
29 Encerramento do 1º Semestre

Julho:
férias









Agosto:
01 Inicio das Aulas
03 Planejamento
28 Reunião de Pais

Setembro:
05 Desfile Cívico
06 Planejamento
07 Feriado Independência do Brasil
15 Feriado Nossa Senhora das Dores


Outubro:
05 Planejamento
08 á 11 Semana da Criança
12 Feriado Nossa Senhora Aparecida
15 Recesso letivo dia do Professor


Novembro:
01 Recesso Letivo
02 Feriado de Finados
09 Planejamento
15 Proclamação da Republica

Dezembro:
07 Planejamento
21 Comemoração do Natal das Crianças da EMEI
24 á 25 Recesso Natalino

Janeiro 2013:
02 Planejamento
21 Reunião de Pais e Mestres
22 Encerramento do ano letivo de 2012
23 á 31 Recesso


Obs: De acordo com o Conselho Municipal de Educação, a Educação Infantil
passou a fazer parte da educação básica e terá que cumpri 200 dias letivos.












Avaliação




Tendo como objetivo e meta de aprendizagem da criança, a construção de sua cidadania, formação sócio-psicológica e a integração entre famílias e escola, nossa postura pedagógica estará voltada para todos esses seguimentos. A avaliação se dará como um processo contínuo por meio de relatório. A qualidade de nossos procedimentos pedagógicos somará pontos para que possamos chegar, no final da data prevista por nós, cumprindo todos os nossos objetivos.
Nosso esforço será reconhecido, já começamos a mudar a realidade de nossa comunidade, ganhando o voto de confiança do nosso bairro.































PLANO DE CURSO DA EMEI MARIA RAIMUNDA DOS ANJOS



TURMA: INFANTIL II



Português(Linguagem)

Eu (nome,idade,pais,colegas)
Coordenação Motora
Discriminação Auditiva
Discriminação Visual
Expressão Oral
(pronuncias, relatos de acontecimentos, musicas)
Histórias e Contos
Memorização
Vogais
Nomes Próprios
Objetivos: Desenvolver na criança o conceito do eu em relação ao seu nome,
idade e em relação aos pais, famílias e colegas

Matemática

Conceitos de Lateralidade
Tudo, dentro, fora, grande, pequeno, cheio, vazio, grosso, fino, muito pouco.
Organização Espacial: antes, durante e depois, hoje, ontem e amanhã
Jogos de Raciocínio da Criança (Quebra Cabeça e Jogos de Encaixe)
Classificar e Nomear Objetos pela Cor, Forma,
(Circulo, Triângulo, Quadrado), Tamanho e Quantidade
Nomear Iguais e Diferentes.

Objetivo: Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, fora, em cima,
em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
Discriminar na criança o sentido de hoje, amanhã.
Estimular o uso do raciocínio da criança.
Classificação e Nomeação de objetos pelas Cores primárias (Azul, Amarelo e
Vermelho)
Formas (Círculos, Triângulos e Quadrados)
Tamanho (Grande e Pequeno)









Estudos Sociais



Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães,
Festas Juninas, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos
Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República,
Primavera, Dia da Arvore, Natal e Outros.
Calendários (Relação, Espaço e Tempo)
Família
Escola (Ambiente, Colegas)
Objetivos; Estimular o conhecimento da historia brasileira através das datas
comemorativas.
Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem como, o dia, a noite, a relação
com espaço e tempo.
Estimulação do meio ambiente físico



Ciências

Higiene corporal (Mãos, dente, uso do banheiro)
Esquema Corporal
Horticultura e Jardinagem
Órgãos dos sentidos: Óleos (Discrição visual) Ouvidos (descrição auditiva) Tato,
Olfato e Paladar.
Animais
Textura (liso e áspero)
Objetivos: Desenvolver capacidade de auto higiene corporal.
Identificar, reconhecer, localizar, nomear partes do próprio corpo.
Estimular o cuidado com a natureza
Estimulação dos 05 sentidos
Nomear e reconhecer diferentes animais
Discriminação entre liso e áspero
Apresentação de diferentes alimentos diferenciados de doce salgado.















Arte

Artes: Desenho livre e Pinturas
Sucata
Argila e massinha
Objetivo: Incentivar e desenvolver o habito de desenhar estimulando assim a
fantasia da criança.
Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
Estimular a coordenação da criança e a criatividade com uso da argila ou
massinha.




































Turma do Infantil III

Português (linguagem)

Coordenador viso motora:
Traçado de linhas
Recorte e colagem
Psicomotorcidade
Traçado de letras

Percepção visual:

Detalhes e relação
Tamanho e formas
Cores:verde,vermelho,amarelo,azul
Vogais: aa,ee,ie,ou,uu.
Objetivo: Com o traçado de linhas, melhoraram sua coordenação motora.

Matemática:

Tamanho: maior e menor
Igual e diferente
Grande e pequeno
Espessura: forma
Quadrado circulo e triangulo
Comprimento:cumprido curto
Altura:alto baixo
posição:em cima em baixo
perto longe
dentro fora
frente atrás
qualidade:cheio e vazio
muito e pouco
numerais: 1 a 9 e zero
Objetivos: Capacidade de distinguir os detalhes de cada
forma,tamanho,altura,posição,e associação entre números e qualidade.
estudos sociais: quem sou eu
a criança e a família
a criança e a casa
o bairro
meios de transporte
meios de comunicação
dias da semana.
Datas comemorativa:
Páscoa,dia do índio,dia das mães,são João,dia da bandeira,dia dos
pais,folclore,dia do soldado,dia da arvore,natal.
Objetivos: Desperta-los para eu, a família através de desenhos e passeios nas
dependências da escola que as crianças desabram os cômodos da casa e aprenda
a distingui-los meios de transporte a importância das datas comemorativas.



Ciências:

nosso corpo
higiene pessoal
vestuário
os sentidos
animais
a natureza

Objetivos: Conscientizar a valorização do nosso corpo como também a higiene
diária.
Arte: Pintura,colagem,desenhos,livres

Objetivos: Que cada criança use de sua criatividade nos desenhos livres.
religião: orações e cantos.

Objetivos: Despertar o sentido do amor a deus para conosco.































Turma: Infantil IV

Português (linguagem)

Coordenação viso motora:
Traçado de linhas
Recorte e colagem
Figura-fundo
Psimotorcidade
Traçado de letras
Percepção visual
Análise e síntese
Detalhes e relações
Tamanho e formas
Letras (escrita)
Constância
Cores
Orientação temporal
Sequência

Objetivo: Reconhecimento do seu próprio nome e as letras que compõe . coordenação do traçado de letras através de atividades diárias.

Matemática:
Tamanho: Maior menor igual e diferente grande e pequeno
Espessura: Grosso fino
Forma: Quadro circulo triangulo igual e diferente
comprimento: cumprido e curto
Altura: Alto e baixo
Massa: Pesado leve
Posição: Em cima em baixo perto longe dentro fora entre meio frente menos
Qualidade: Cheio vazio nenhum muito pouco mais e menos
Linhas: Abertas e fechadas
Conjunto: Elementos e correspondência
Numerais: 1 a 9 e zero
Objetivo: Capacidade de associar o numero e quantidade. escrita e
reconhecimento dos números coordenação e traçado dos números.













Estudos sociais:

E
Família
Casa
Escola
Meios de transporte
Transito
Meios de comunicação
As estações

Datas comemorativas: Carnaval,páscoa,dia do livro infantil,dia do Índio,dia das
mães,São João,dia dos pais,dia do folclore,dia do soldado,dia da árvore,dia das
crianças,dia da bandeira,natal.



Ciências:

Nosso corpo
Vestuário
Os sentidos
Hábitos de higiene
Animais
Plantas
Dia e noite
O tempo
A natureza

Objetivos: Mostrar a importância do nosso corpo como cuidar da natureza e
ajudá-los a diferenciar os animais.


arte:

Recorte
Colagem
Pintura com giz,lápis colorido,giz molhados,desenhos livres e dirigidos.
Objetivos: Desenvolver os dons da pintura e a criatividade nos desenhos livres.


Religião: Orações,cantos religiosos

Objetivos: Despertar o sentimento de amor para com o cuidado com o mundo







Turma: infantil V

Português (linguagem)

Coordenação viso motora:
Traçado de linha
psicomotorcidade
Letras-reconhecimento
Traçado e escrita
Recorte e colagem
Dobradura e palavra
Cor,detalhe,expressão

Orientação temporal:
Sequência
Linguagem oral
Orientação especial
Vogais: aa,ee,ii,oo,uu
Consoantes (ordem alfabética_)
Famílias silábicas:
b,c,d,f,g,h,j,l,m,n,p,q,r,s,t,v,x,z
Gramática: maiúsculas e minúsculas

Objetivos: Associação das letras estudadas,a figura contar historias e pedir que
falem do que mais gostam. destacar cada letra que compõe o nome da
criança. Selecionar figuras e pedir que as crianças contem o que estão vendo.


Matemática:

Tamanho: maior menor grande e pequeno
Espessura:grosso fino largo estreito
Formas:igual diferente triangulo
Quadrado retângulo circulo
Comprimento:cumprido curto
Altura: alto e baixo
Massa:pesado leve
Posição:a frente atrás em cima em baixo
Sentido: Direita esquerda perto longe dentro fora primeiro e ultimo sucessor
Antecessor
Fração: inteiro metade recorte colagem

Objetivos: Associar o numero a quantidade manuseio de objetivos maiores e
menores revisão constante dos números. escrita e reconhecimento dos números
. escrita e reconhecimento dos números estudados.





Estudos sociais;

Eu
Família
Casa
Escola
Meios de transportes
O transito
Meios de comunicação
As estações

Datas comemorativas: Carnaval,páscoa,dia nacional do livro infantil,dia do Índio,dia das mães,são João,dia dos pais,dia do saldado,dia da árvore,dia das crianças,dia da bandeira,natal.

Objetivos: Definir quem e como e e.t.c dar oportunidade para que cada criança do seu jeito fale de sua família seus costumes conhecer meios de transportes e comunicação

Ciências:

A natureza
Seres vivos
Seres não vivos
Dia e noite
O tempo
A água



As plantas: Pomar,jardim,horta

Animais:
Animais que podem prejudicar o ser humano
Animais que podem ser úteis
Animais domésticos animais silvestre
Corpo humano



Os sentidos: Hábitos de Higiene e Cuidado com o Ambiente

Objetivos: Que cada criança aprenda como cuidar do meio ambiente e sabia distinguir os diferentes tipos de animais assim também cuidar do seu próprio corpo através da higiene pratica no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário