E.M.E.I
– MARIA RAIMUNDA DOS ANJOS
PROJETO
POLITICO PEDAGÓGIVO – PPP
EMEI
– MARIA RAIMUNDA DOS ANJOS
RUA
PADRE MEDEIROS, N° 33 – JUVÊNCIO SANTANA – JUAZEIRO DO NORTE –
CEARÁ
2012
2012
PROPOSTA
PEDAGÓGICA PARA O NIVEL INFANTIL
EMEI
– MARIA RAIMUNDA DOS ANJOS
RUA
PADRE MEDEIROS, N° 33 JUVÊNCIO SANTANA – JUAZEIRO DO NORTE - CE
APRESENTAÇÃO
E IDENTIFICAÇÃO DA E.M.E.I.
A
fundação da Creche Maria Raimunda dos Anjos, ocorreu na
Administração do Prefeito Carlos Alberto da Cruz, como Presidente
da Câmara Municipal, Sr. Raimundo Cabral Sales, como apoio
Administrativo Deputado Federal Dr. Mauro Sampaio, Deputados
Estaduais: Dr. Raimundo Antônio de Macedo e Dr. Manoel Salviano
Sobrinho.
A Creche
Maria Raimunda dos Anjos está situada na Rua Padre Medeiros nº33 no
Bairro Juvêncio Santana, Juazeiro do Norte – CE, fez parte da
secretaria de ação social e foi inaugurada com 03 salas de aulas,
02 banheiros para crianças, uma cantina, um deposito para merenda
escolar, um auditório aberto e um muro baixo por trás da creche.
Neste
período ela funcionava apenas um expediente no horário de 07:00 hs
ás11:00 hs.
No ano de
1997 passou a funcionar em dois expedientes, sendo o primeiro de
07:00 hs ás 11:00hs e o segundo de 13:00hs ás 17:00hs. No ano de
2006 a Creche se desligou da secretaria de ação social e passou a
fazer parte da secretaria de educação, que modificou sua natureza
para E.M.E.I., escola municipal de educação infantil. Em 2007, uma
reforma foi feita na administração do prefeito Raimundo Antônio de
Macedo onde foi concluído o muro da escola e modernizou o referido
estabelecimento com materiais permanentes, tais como: Televisão,
DVD, Bebedouro, Armários fechados e Jogos Pedagógicos. Em 2009, na
administração do Prefeito Manoel Raimundo de Santana Neto, nova
reforma foi feita; construiu-se uma sala de direção, um deposito
para guarda de material didático e pedagógico e um banheiro para os
funcionários, nesse período a escola passou a receber o dinheiro do
P.D.D.E.
O corpo
de funcionários da E.M.E.I. é composto por: Uma Diretora
Administrativa, uma Coordenadora Pedagógica, uma auxiliar de
secretaria, 09 Professores e 02 A.S.G., auxiliar de serviços gerais,
duas merendeiras, uma merendeira readaptada e três vigias. Os
funcionários se identificam com a educação infantil tendo em vista
o bem estar das crianças ajudando a melhorar o atendimento da
educação na escola.
A E.M.E.I -Maria
Raimunda dos Anjos, na busca por uma educação de qualidade,
integrada, incorpora brincadeiras educativas e cuidados essenciais
com as crianças e nossa preocupação e nosso compromisso é fiel
com o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos.
- MISSÃO
Formar crianças que
sejam capazes de reconhecer e desenvolver sua autonomia,suas
capacidades de aprendizagem, brincando com outras crianças e
garantir que tenham um desenvolvimento integral respeitando sua
cultura e vivência em família.
- CLIENTELA
Formada por família de
baixa renda, imigrantes de outras cidades que aqui chegando procuram
trabalhos e fixam residência matriculando seus filhos na unidade
infantil, a qual atende famílias de baixa renda e adjacências.
DADOS SOBRE
APRENDIZAGEM
Desenvolvimento, um
trabalho de qualidade de maneira eficaz, segura e responsável
buscando o crescimento da criança em todos os sentidos: físico,
psicológico, motor, sensor e principalmente lúdico.
RELAÇÃO COM AS
FAMILIAS
Participação das
mesmas em reunião, eventos, projetos buscando a socialização e
interação de forma espontânea e participativa.
ELABORADORES: CORPO
DOCENTE E COMUNIDADE
Maria Devalda Santana
Reinaldo
Habilitação; 3º grau
+ Pós Graduada em Gestão Escolar.
Concurso + Portaria
Função: Diretora
Administrativa
Turno: Manhã e Tarde
Socorro Maria Rocha
Maia Sampaio
Habilitação: 3º grau
+ Pós Graduada em Educação Jovens e Adultos
Concurso + Portaria
Função: Coordenadora
Pedagógica
Turno: Manhã e Tarde
Cristiane Pereira
Teixeira
Habilitação: 2º grau
EAB
Função: Auxiliar de
Secretaria
Turno: Manhã e Tarde
Simone Valeska de M.
Bezerra de Morais
Habilitação: 3ºgrau
+ Pós Graduada
E.A.B.
Função; Agente
Administrativa
Turno: Manhã e Tarde
Maria Francineide M.
França
Habilitação: Teologia
e Cursando Pedagogia
Concurso
Função: Professora
Turno: manhã e tarde
Lúcia Maria da Silva
Alvino
Habilitação: Teologia
e Cursando Pedagogia
Concurso + Direito
Adquirido
Função: Professora
Turno: Manhã e Tarde
Maria Rosário Araújo
Lacerda
Habilitação:
Geografia + Pós Graduada
Concurso
Função: Professora
Turno: Manhã
Maria do Socorro Gomes
Habilitação: Historia
+ Pós Graduada
Concurso
Função: Professora
Turno: Tarde
Cicera Freire de Farias
Habilitação: Educação
Física
Concurso
Função: Professora
Turno: Manhã
Maria Ducélia Marcos
de Sousa
Habilitação: Ensino
Fundamental + Pós Graduada
Instável
Função: Professora
Turno: Manha e Tarde
Cicera Aurileide Calou
Leite
Habilitação:
pedagogia + Pós Graduada
Concurso
Função: Professora
Turno: Manha e Tarde
Edilene Faustino
Ribeiro
Habilitação: Teologia
+ Pós Graduada
Concurso
Função: Professora
Turno: Manhã e Tarde
Ana Cristina do
Nascimento
Habilitação:
Magistério
E.A.B.
Função: Auxiliar de
Professora
Turno: Manhã e Tarde
Francilene Timóteo
Gomes
Habilitação;
Magistério
E.A.B.
Função: Auxiliar de
Professora
Turno: Manhã e Tarde
Maria Margarida Guedes
Laurindo
Habilitação: 2º grau
Concursada
Função: Merendeira
Turno: Manhã e Tarde
Margarida Rosa da Silva
Habilitação:
Fundamental II
Concursada
Função: Readaptada
Turno: Manhã e Tarde
Francisca Maria de
Jesus
Habilitação:
Fundamental II
E.A.B.
Função: Merendeira
Turno: Manhã e Tarde
Luciano Oliveira Lobo
Habilitação: 2º grau
Concursado
Função: A.S.G
Turno: Manhã e Tarde
Maria Ângela do
Nascimento
Habilitação:
Fundamental II
E.A.B.
Função: A.S.G.
Turno: Manhã e Tarde
Antônio Nogueira
Pinheiro
Habilitação:
Fundamental II
E.A.B.
Função: Vigia Diurno
Turno: Manhã e Tarde
Edval Teles
Habilitação:
Fundamental II
E.A.B.
Função: Vigia Noturno
Turno: 22:00hs ás
06:00hs
Eder Alcântara Gomes
Habilitação: Cursando
3° Grau
E.A.B.
Função: Vigia Noturno
Turno: 22:00hs ás
06:00hs
SUMÁRIO
-Identificação
-Diagnóstico
-Justificativa
-Objetivos Gerais
-Objetivos Específicos
-Metas
-Estratégias
-Meios
-Calendário Escolar
-Avaliação
-Plano de C ursos
IDENTIFICAÇÃO
EMEI
– MARIA RAIMUNDA DOS ANJOS
RUA
PADRE MEDEIROS, N° 33 JUVÊNCIO SANTANA – JUAZEIRO DO NORTE - CE
Uma
escola pública localizada na zona urbana de Juazeiro do Norte- CE,
em uma comunidade de baixa renda que atende filhos de famílias de
trabalhadores autônomos, mães solteiras, empregados domésticos,
sem emprego fixo de baixa escolaridade
Este
projeto pretende ser elemento norteador de ações voltadas para
contribuir efetivamente de forma integral e integrada ao processo de
desenvolvimento das crianças atendidas na E.M.E.I -Maria Raimunda
dos Anjos.
Nesta
perspectiva, foram traçadas,diretrizes de cunho inteiramente
pedagógico que define os princípios, as finalidades, as intenções
e os objetivos da educação infantil, construindo coletivamente por
coordenadores, professores, pais, funcionários e representes da
comunidade, construindo-se um instrumento valioso na organização do
trabalho pedagógico contendo orientações didáticas que serão
desenvolvidas através de atividades, educação que incorporem os
cuidados essenciais ás crianças, visando seu pleno desenvolvimento
na construção de sua identidade e autonomia.
NUMEROS
DE ALUNOS
Turno Matutino:
Infantil II A-18
alunos
Infantil III A-20
alunos
Infantil IVA-16 alunos
Infantil V A-19 alunos
Turno Vespertino:
Infantil II B- 20
alunos
Infantil III B-20
alunos
Infantil IV B-25 alunos
Infantil V B-33 alunos
Total de Alunos: 133
Obs: Total de alunos
sujeito a alterações
Turno matutino:
Infantil II – 01
Professor e 01 Funcionário
Infantil III – 01
Professor e 01 Funcionário
Infantil IV– 01
Professor e 01 Funcionário
Infantil V- 01
Professor e 01 Funcionário
Obs: O Infantil V tem
um funcionário por ter uma criança especial em sala.
Turno Vespertino:
Infantil II -01
Professor e 01 Funcionário
Infantil III-01
Professor e 01 Funcionário
Infantil IV-01
Professor e 01 Funcionário
Infantil V -01
Professor e 01 Funcionário
Diagnóstico
A E.M.E.I
Maria Raimunda dos Anjos, localizada a Rua: Padre Medeiros nº33
–Juvêncio Santana, ligada a Secretaria de Educação, está
distribuída da seguinte forma: 01 pátio interno, 03 banheiros, 01
cantina,01 deposito para a guarda de alimentos,01 deposito para
guarda material didático e limpeza, 01 sala de direção,04 salas de
aulas que funcionam 07 turmas, sendo dois turnos: infantil II,
infantil III,infantil IV,e infantil V e 01 auditório adaptado á
sala de aula.
justificativa
por que
vai fazer
Considerando
que todas as EMEI’S estão funcionando de acordo com os parâmetros
curriculares da educação, assegurada pela constituição federal,
no artigo 21 da l.d.b a educação básica é formada pela educação
infantil, fundamental e ensino médio. educação infantil, por sua
vez, as crianças precisam encontrar-se em sua face de vida em que
dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência, precisam,
portanto, ser cuidadas e educadas o que implicara: ser auxiliada nas
atividades que não puderam realizar sozinhas, ser atendidas em suas
necessidades básicas, físicas e psicológica e ter atenção
especial por parte do adulto em momentos peculiares de suas vidas. A
E.M.E.I. Maria Raimunda dos Anjos na busca por uma educação de
qualidades integrada incorpora as brincadeiras educativas, os
cuidados essenciais com as crianças. o projeto pretende apontar
muita das qualidades que contribui para que as crianças tenham
desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem
como cidadãos,cujos direitos a infância são reconhecidos e visa
também contribuir para possam realizar na instituição. o objetivo
socializador desta etapa educacional, em ambiente que proporcionam o
acesso e a ampliação pelas crianças, dos conhecimentos da
realidade sócios cultural.
Nesse
sentido a EMEI, vem buscar junto a Secretaria de Educação recursos
para desenvolver um trabalho participativo e democrático com as
famílias e a comunidade.
Objetivo
Geral
Articular
a participação das famílias e comunidade local no processo de
ensino aprendizagem visando o envolvimento integral dos mesmos no
desenvolvimento biópico-social e cognitivo das crianças
matriculadas na EMEI Maria Raimunda dos Anjos, diferenciando os
níveis de desenvolvimento e ritmo de aprendizagem dos educadores e
ao mesmo tempo estimulando a um crescimento saudável e participativa
Objetivos
Específicos
.*
Proporcionar condições para o desenvolvimento de gestão
participativa, democrática e criativa.
*Valorização
da criança na sua realidade sócio-cultural.
*Construir
um projeto político pedagógico á partir da realidade da criança
integrando o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes, valores e
habilidades que favorecem a construção de uma consciência
histórica-crítica.
*Implantar
no cotidiano da EMEI uma pratica pedagógica dinâmica e uma pratica
avaliativa continua e processual voltada para identificar,
diagnosticar e redimensionar a ação educativa.
*Melhorar
a qualidade do desenvolvimento dos funcionários da EMEI.
*Promover
a valorização artística e cultura da comunidade da EMEI local.
Metas
*Aumentar
o numero de crianças matriculadas na EMEI.
*Firmar parcerias com
as secretarias municipais, o ronda do quarteirão, o P.S.F e as
faculdades vizinhas.
*Favorecer o
acompanhamento psicológico.
*Encaminhar as crianças
no ensino fundamental devidamente preparada.
*Estimular a
participação dos pais no processo educativo das crianças.
*Melhoramento da
estrutura física da EMEI,na ampliação de novas salas de aulas
,sala do professor , e biblioteca.
*Envolvimento da
comunidade junto a EMEI.
*Realização e
acompanhamento pedagógico.
*Elaborar o P.P.P. de
acordo com a realidade da comunidade.
*Estimular a
participação da comunidade especialmente dos pais no processo
educativo das crianças.
*Articular estratégias
que venham a favorecer a criatividade ,brincadeiras e aprendizagem
das crianças
.
*Assegurar
a permanência das crianças com necessidades especiais adequando a
estrutura física da escola
Meios
Recursos
humanos
Professores
qualificados com formação em nível superior,em curso de
licenciatura ,de graduação plena ou com formação mínima para o
exercício do magistério , que se identifique com a educação
infantil ,visando o bem estar das crianças, funcionários que gostam
de crianças e que no dia a dia nos ajudam a melhorar o atendimento e
a educação na escola.
Recursos
Materiais
Jogos didáticos,
livros de estória infantis, encaixes educativos, reciclagens
diversas, estórias com fantoches, bandinha rítmica, carimbos, TV, e
DVD.
O valor de R$ 2.826,00
referente ao projeto programa dinheiro direto na escola P.D.D.E. ano
2011 destinados a compra de material desta unidade escolar. o valor
total desta verba foi dividido, sendo R$ 2.260,80 destinados a
material de custeio R$ 565,20 para material permanente, conforme
determinação as normas do P.D.D.E.
Descrição
do bem:
*estabilizador
*impressora
multifuncional jato de tinta com buclking.
Calendário escolar 2012
Período:
Janeiro de 2012 à Janeiro de 2013
Janeiro:
09
á 27 - Matrículas de crianças novatas
Recesso
dos Professores
Fevereiro:
01
á 24 Recesso dos Professores
27
á 02 Semana Pedagógica
Março:
05
início das aulas
19
Feriado de são José
24
Feriado padre Cícero
30
Reunião de Pais e Mestres
Abril:
05
Recesso Letivo
06
Sexta Feira da Paixão
08
Páscoa
13
Planejamento
21
Tiradentes
Maio:
01
Feriado do Trabalho
04
Planejamento
11
Comemoração Dia das Mães
Junho:
01
Planejamento
07
Corpos Christi
22
Comemoração do São João das Crianças
29
Encerramento do 1º Semestre
Julho:
férias
Agosto:
01 Inicio das Aulas
03 Planejamento
28
Reunião de Pais
Setembro:
05
Desfile Cívico
06
Planejamento
07
Feriado Independência do Brasil
15
Feriado Nossa Senhora das Dores
Outubro:
05
Planejamento
08
á 11 Semana da Criança
12
Feriado Nossa Senhora Aparecida
15
Recesso letivo dia do Professor
Novembro:
01
Recesso Letivo
02
Feriado de Finados
09
Planejamento
15
Proclamação da Republica
Dezembro:
07
Planejamento
21
Comemoração do Natal das Crianças da EMEI
24
á 25 Recesso Natalino
Janeiro
2013:
02
Planejamento
21
Reunião de Pais e Mestres
22
Encerramento do ano letivo de 2012
23
á 31 Recesso
Obs:
De acordo com o Conselho Municipal de Educação, a Educação
Infantil
passou a fazer parte da educação básica e terá que cumpri 200
dias letivos.
Avaliação
Tendo
como objetivo e meta de aprendizagem da criança, a construção de
sua cidadania, formação sócio-psicológica e a integração entre
famílias e escola, nossa postura pedagógica estará voltada para
todos esses seguimentos. A avaliação se dará como um processo
contínuo por meio de relatório. A qualidade de nossos procedimentos
pedagógicos somará pontos para que possamos chegar, no final da
data prevista por nós, cumprindo todos os nossos objetivos.
Nosso
esforço será reconhecido, já começamos a mudar a realidade de
nossa comunidade, ganhando o voto de confiança do nosso bairro.
PLANO DE CURSO DA EMEI MARIA RAIMUNDA DOS ANJOS
TURMA: INFANTIL II
Português(Linguagem)
Eu
(nome,idade,pais,colegas)
Coordenação
Motora
Discriminação
Auditiva
Discriminação
Visual
Expressão
Oral
(pronuncias,
relatos de acontecimentos, musicas)
Histórias
e Contos
Memorização
Vogais
Nomes
Próprios
Objetivos:
Desenvolver na criança o conceito do eu em relação ao seu nome,
idade
e em relação aos pais, famílias e colegas
Matemática
Conceitos
de Lateralidade
Tudo,
dentro, fora, grande, pequeno, cheio, vazio, grosso, fino, muito
pouco.
Organização
Espacial: antes, durante e depois, hoje, ontem e amanhã
Jogos
de Raciocínio da Criança (Quebra Cabeça e Jogos de Encaixe)
Classificar
e Nomear Objetos pela Cor, Forma,
(Circulo,
Triângulo, Quadrado), Tamanho e Quantidade
Nomear
Iguais e Diferentes.
Objetivo:
Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, fora, em cima,
em
baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
Discriminar
na criança o sentido de hoje, amanhã.
Estimular
o uso do raciocínio da criança.
Classificação
e Nomeação de objetos pelas Cores primárias (Azul, Amarelo e
Vermelho)
Formas
(Círculos, Triângulos e Quadrados)
Tamanho
(Grande e Pequeno)
Estudos
Sociais
Datas
Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das
Mães,
Festas
Juninas, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos
Animais,
Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República,
Primavera,
Dia da Arvore, Natal e Outros.
Calendários
(Relação, Espaço e Tempo)
Família
Escola
(Ambiente, Colegas)
Objetivos;
Estimular o conhecimento da historia brasileira através das datas
comemorativas.
Desenvolver
noção de hoje, ontem e amanhã, bem como, o dia, a noite, a relação
com
espaço e tempo.
Estimulação
do meio ambiente físico
Ciências
Higiene
corporal (Mãos, dente, uso do banheiro)
Esquema
Corporal
Horticultura
e Jardinagem
Órgãos
dos sentidos: Óleos (Discrição visual) Ouvidos (descrição
auditiva) Tato,
Olfato
e Paladar.
Animais
Textura
(liso e áspero)
Objetivos:
Desenvolver capacidade de auto higiene corporal.
Identificar, reconhecer, localizar, nomear partes do próprio corpo.
Estimular
o cuidado com a natureza
Estimulação
dos 05 sentidos
Nomear
e reconhecer diferentes animais
Discriminação
entre liso e áspero
Apresentação
de diferentes alimentos diferenciados de doce salgado.
Arte
Artes:
Desenho livre e Pinturas
Sucata
Argila
e massinha
Objetivo:
Incentivar e desenvolver o habito de desenhar estimulando assim a
fantasia
da criança.
Estimulação
de confecção de brinquedos através da sucata.
Estimular
a coordenação da criança e a criatividade com uso da argila ou
massinha.
Turma do Infantil III
Português
(linguagem)
Coordenador
viso motora:
Traçado
de linhas
Recorte
e colagem
Psicomotorcidade
Traçado
de letras
Percepção
visual:
Detalhes
e relação
Tamanho
e formas
Cores:verde,vermelho,amarelo,azul
Vogais:
aa,ee,ie,ou,uu.
Objetivo:
Com o traçado de linhas, melhoraram sua coordenação motora.
Matemática:
Tamanho:
maior e menor
Igual
e diferente
Grande
e pequeno
Espessura:
forma
Quadrado
circulo e triangulo
Comprimento:cumprido
curto
Altura:alto
baixo
posição:em
cima em baixo
perto
longe
dentro
fora
frente
atrás
qualidade:cheio
e vazio
muito
e pouco
numerais:
1 a 9 e zero
Objetivos:
Capacidade de distinguir os detalhes de cada
forma,tamanho,altura,posição,e
associação entre números e qualidade.
estudos
sociais: quem sou eu
a
criança e a família
a
criança e a casa
o
bairro
meios
de transporte
meios
de comunicação
dias
da semana.
Datas
comemorativa:
Páscoa,dia
do índio,dia das mães,são João,dia da bandeira,dia dos
pais,folclore,dia
do soldado,dia da arvore,natal.
Objetivos:
Desperta-los para eu, a família através de desenhos e passeios nas
dependências
da escola que as crianças desabram os cômodos da casa e aprenda
a
distingui-los meios de transporte a importância das datas
comemorativas.
Ciências:
nosso
corpo
higiene
pessoal
vestuário
os
sentidos
animais
a
natureza
Objetivos:
Conscientizar a valorização do nosso corpo como também a higiene
diária.
Arte:
Pintura,colagem,desenhos,livres
Objetivos:
Que cada criança use de sua criatividade nos desenhos livres.
religião:
orações e cantos.
Objetivos:
Despertar o sentido do amor a deus para conosco.
Turma: Infantil IV
Português
(linguagem)
Coordenação
viso motora:
Traçado
de linhas
Recorte
e colagem
Figura-fundo
Psimotorcidade
Traçado
de letras
Percepção
visual
Análise
e síntese
Detalhes
e relações
Tamanho
e formas
Letras
(escrita)
Constância
Cores
Orientação
temporal
Sequência
Objetivo:
Reconhecimento do seu próprio nome e as letras que compõe .
coordenação do traçado de letras através de atividades diárias.
Matemática:
Tamanho:
Maior menor igual e diferente grande e pequeno
Espessura:
Grosso fino
Forma:
Quadro circulo triangulo igual e diferente
comprimento:
cumprido e curto
Altura:
Alto e baixo
Massa:
Pesado leve
Posição:
Em cima em baixo perto longe dentro fora entre meio frente menos
Qualidade:
Cheio vazio nenhum muito pouco mais e menos
Linhas:
Abertas e fechadas
Conjunto:
Elementos e correspondência
Numerais:
1 a 9 e zero
Objetivo:
Capacidade de associar o numero e quantidade. escrita e
reconhecimento dos números coordenação e traçado dos números.
Estudos
sociais:
E
Família
Casa
Escola
Meios
de transporte
Transito
Meios
de comunicação
As
estações
Datas
comemorativas: Carnaval,páscoa,dia do livro infantil,dia do
Índio,dia das
mães,São João,dia dos pais,dia do folclore,dia do soldado,dia da
árvore,dia das
crianças,dia da bandeira,natal.
Ciências:
Nosso
corpo
Vestuário
Os
sentidos
Hábitos
de higiene
Animais
Plantas
Dia
e noite
O
tempo
A
natureza
Objetivos:
Mostrar a importância do nosso corpo como cuidar da natureza e
ajudá-los a diferenciar os animais.
arte:
Recorte
Colagem
Pintura
com giz,lápis colorido,giz molhados,desenhos livres e dirigidos.
Objetivos:
Desenvolver os dons da pintura e a criatividade nos desenhos livres.
Religião:
Orações,cantos religiosos
Objetivos:
Despertar o sentimento de amor para com o cuidado com o mundo
Turma: infantil V
Português
(linguagem)
Coordenação
viso motora:
Traçado
de linha
psicomotorcidade
Letras-reconhecimento
Traçado
e escrita
Recorte
e colagem
Dobradura
e palavra
Cor,detalhe,expressão
Orientação
temporal:
Sequência
Linguagem
oral
Orientação
especial
Vogais:
aa,ee,ii,oo,uu
Consoantes
(ordem alfabética_)
Famílias
silábicas:
b,c,d,f,g,h,j,l,m,n,p,q,r,s,t,v,x,z
Gramática:
maiúsculas e minúsculas
Objetivos:
Associação das letras estudadas,a figura contar historias e pedir
que
falem do que mais gostam. destacar cada letra que compõe o nome da
criança. Selecionar figuras e pedir que as crianças contem o que
estão vendo.
Matemática:
Tamanho:
maior menor grande e pequeno
Espessura:grosso
fino largo estreito
Formas:igual
diferente triangulo
Quadrado
retângulo circulo
Comprimento:cumprido curto
Altura:
alto e baixo
Massa:pesado leve
Posição:a
frente atrás em cima em baixo
Sentido:
Direita esquerda perto longe dentro fora primeiro e ultimo sucessor
Antecessor
Fração:
inteiro metade recorte colagem
Objetivos:
Associar o numero a quantidade manuseio de objetivos maiores e
menores
revisão constante dos números. escrita e reconhecimento dos números
. escrita e
reconhecimento dos números estudados.
Estudos sociais;
Eu
Família
Casa
Escola
Meios de transportes
O transito
Meios de comunicação
As estações
Datas comemorativas:
Carnaval,páscoa,dia nacional do livro infantil,dia do Índio,dia das
mães,são João,dia dos pais,dia do saldado,dia da árvore,dia das
crianças,dia da bandeira,natal.
Objetivos: Definir quem
e como e e.t.c dar oportunidade para que cada criança do seu jeito
fale de sua família seus costumes conhecer meios de transportes e
comunicação
Ciências:
A natureza
Seres vivos
Seres não vivos
Dia e noite
O tempo
A água
As plantas:
Pomar,jardim,horta
Animais:
Animais que podem
prejudicar o ser humano
Animais que podem ser
úteis
Animais domésticos
animais silvestre
Corpo humano
Os sentidos: Hábitos
de Higiene e Cuidado com o Ambiente
Objetivos: Que cada
criança aprenda como cuidar do meio ambiente e sabia distinguir os
diferentes tipos de animais assim também cuidar do seu próprio
corpo através da higiene pratica no dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário